Política de Emails


O email é uma das ferramentas mais utilizadas entre empresas e usuários, portanto, a Topwebs preza por manter o nível elevado da oferta de serviços adequados para a necessidade de cada cliente.

São dois clusters de servidores SMTP para cada necessidade, com regras bem claras e definidas para sua utilização. Sendo assim, conheça abaixo as permissões de cada serviço, bem como respostas para algumas dúvidas frequentes.

SMTP Autenticado (smtp.dominio)

SMTP tradicional, dedicado para utilização de envio de emails corriqueiros através de programas como Outlook, Thunderbird, Eudora, entre outros. O programa escolhido deve ser configurado com autenticação de SMTP.
Devido a necessidade de alta disponibilidade neste serviço, controles são aplicados para certificar que não exista uso abusivo dos recursos, evitando inclusão em listas negras públicas anti-spam, acúmulos de mensagens na fila de entrega e consequentes atrasos.

Com o objetivo evitar o “engarrafamento” na fila de entrega, mantendo sempre um bom fluxo e evitando o atraso de mensagens, são utilizadas duas métricas para controle:

Número máximo de destinatários por mensagem: 60 destinatários por mensagem
Tamanho máximo de anexo: 30Mb por mensagem
Limite de envio de emails: 60 e-mails por hora POR DOMÍNIO
Melhor forma para não ser bloqueado? Enviando 1 e-mail a cada minuto, desde que estes tenham no máximo 1 destinatário.

Atingindo o limite estabelecido, o cliente tem seu SMTP bloqueado e é notificado na tentativa de enviar o e-mail com a seguinte mensagem:

“Política Antispam: Você ultrapassou o limite de envio permitido por hora. Envie novamente em 1 hora”.

No prazo de 1 hora o SMTP é liberado novamente, apto para enviar e-mails seguindo a politica antispam.

Importante: Os domínios que enviarem mais de 45% dos e-mails para contas inexistentes (mais de 1000 envios) serão bloqueados primeiramente por 144 horas, e em caso de reincidência por 288 horas. Na terceira recorrência, o BLOQUEIO SERÁ PERMANENTE. Esta medida será adotada, pois mais de 45% de caixas inexistentes é caracterizado como envio de SPAM.

Práticas de SPAM & PHISHING

Com base nas tabelas acima, reservamos o direito de adotar ações a fim de coibir tais atividades, garantindo, desta forma, a qualidade técnica, performance e condição ética a todos os clientes e usuários.

Serão consideradas práticas de SPAM/DIFUSÃO DE VÍRUS:

Envio de emails em massa que não tenham sido solicitados pelo destinatário;
Recebimento de 2 (duas) reclamações de clientes devidamente registrados;
Recebimento de 1 (uma) acusação de SPAM de órgão anti-spam como spamcop, hotmail ou similares.

Regras para uso de Listas de Email

  1. Independentemente do tamanho da sua lista de emails, você jamais deve enviar sua mensagem para todos os destinatários de uma vez só: é preciso regular os envios de um modo que o limite horário não seja ultrapassado.
  2. Nós recomendamos que configure seu script de mailing para enviar no máximo 1 email a cada 30 segundos.
  3. Se o script de maling que você estiver utilizando não permitir regular a periodicidade dos envios, você precisará trocar para um script que permita. Nós recomendamos o PHPList, que pode ser instalado a partir da nossa ferramenta Softáculous, no Cpanel.
  4. Se você não configurar o seu aplicativo de mailing para regular a periodicidade dos envios, e tentar enviar uma mensagem para 500 destinatários, o servidor tentará fazer os 500 envios de uma vez só – o que não é possível em nossos servidores compartilhados, pois causará uso excessivo da capacidade de processamento do servidor (load excessivo). Consequentemente, o servidor como um todo ficará lento, afetando o acesso aos seus sites e seu serviço de hospedagem em geral. Nosso trabalho é manter os servidores operando em plena capacidade, de modo que qualquer conta que cause instabilidade e lentidão será suspensa, e os envios iniciados a partir dessa conta serão interrompidos.
  5. Reiteramos: se você escolher não regular o envio de emails, sua conta pode ser suspensa.

Saiba mais sobre Penalidades!

Caso seja constatada a prática de spam por algum cliente da Topwebs, seu site será suspenso bem como seus e-mails ficarão inoperantes até o contato do cliente conosco se desculpando pela prática.

No caso de uma segunda incidência (independendo do espaço de tempo entre elas), o serviço prestado será automaticamente bloqueado, SEM direito à restituição de qualquer valor já pago, como forma de penalidade.

Na análise feita para comprovarmos o spam, levamos em conta um (ou mais) dos seguintes fatores:

  • se um endereço do domínio estiver no cabeçalho do spam;
  • se um link, direto ou indireto, para o domínio for encontrado no corpo do spam;
  • se o spam for enviado através do SMTP que disponibilizamos, contendo o domínio do usuário responsável ou não.

ABUSE

Se você, cliente ou não cliente da TOPWEBS, pretende denunciar abusos e/ou violações de direito autoral, leis e normas brasileiras e internacionais e spams praticados por domínios (sites) hospedados junto a nós, por favor faça-o através de um contato conosco, especifique no assunto.

Nós lhe daremos retorno sobre a denúncia efetuada e os infratores, se confirmada a denúncia, poderão ter sua conta de hospedagem de site cancelada, sem prejuízo de outras cominações legais.

Como não se tornar um spammer?

Muitas pessoas, mesmo sem perceber, em algum momento já enviaram uma corrente da sorte, uma lenda urbana ou algo parecido. Para não se tornar um spammer, mesmo entre amigos, é importante respeitar as seguintes dicas:

  • Siga as normas da etiqueta (Netiqueta). É recomendado, por exemplo, sempre preencher o campo do assunto com uma descrição significativa do conteúdo do e-mail. Dessa forma, o destinatário terá a opção de não abri-lo, caso não seja de seu interesse.
  • Procure informações a respeito dos diversos e-mails que receber. Muitos usuários, por desconhecimento, reiniciam a propagação de lendas urbanas ou boatos.
  • Antes de enviar um e-mail, reflita se o conteúdo será útil ou de interesse do grupo para o qual pretende remetê-lo.
  • Procure refletir antes de repassar e-mails suspeitos, tais como: boatos, lendas urbanas e até mesmo, golpes. Na dúvida, não envie.
  • Respeite o propósito e o formato das listas de discussão e demais fóruns na rede.
  • Não use listas de mala direta ou particulares de amigos de terceiros para enviar propaganda ou quaisquer divulgações pessoais.
  • Se decidir fazer marketing de sua empresa ou negócios na Internet, informe-se antes sobre as melhores práticas para este fim.

Como fazer marketing por email, sem fazer spam?

Fazer marketing pela Internet sem provocar spam, requer o uso de boas práticas. A seguir, algumas das quais podem evitar a propagação de e-mails não solicitados.

  • Enviar e-mails somente para os clientes que optaram pelo cadastro na lista de divulgação de seus produtos e/ou serviços. Tal cadastro pode ter sido feito por telefone, na hora do primeiro contato comercial ou por formulário disponível no site da empresa na Internet.
  • Não usar listas de divulgação de terceiros, nem comprá-las de fornecedores de mala direta.
  • Não reutilizar listas de divulgação, ou seja, não enviar informações de determinado serviço aos clientes cadastrados na lista de divulgação de outro serviço, ainda que sejam da mesma empresa.
  • Respeitar as opções do cliente no preenchimento de formulários de cadastramento em listas de divulgação, por escrito ou on-line.
  • Respeitar as solicitações de descadastramento de suas listas.
  • Não iniciar o primeiro contato com o cliente por e-mail, ou seja, o envio do primeiro e-mail, sem prévia autorização do cliente, caracteriza a prática de spam.

Seu IP está 'SUJO'?!

Você tem dificuldades para enviar e receber e-mails?

Visite este site http://whatismyipaddress.com/blacklist-check/ para consultar a situação atual de seu endereço IP.

Dentro do site, haverá uma caixa de texto para informar o IP e um botão cinza ao lado “check blacklists”, basta clicar nele.

Role a tela para cima e observe que, havendo um círculo vermelho em uma lista, o seu endereço IP está Blacklisted (‘sujo’) e propenso a ser bloqueado junto a provedores de internet, incluindo o envio/recebimento de emails.

Conheça o seu endereço IP e consulte listas negras.

Se o seu endereço IP constar como cadastrado em listas negras (assinalado em vermelho) solicite à sua operadora (empresa que lhe fornece o sinal de Internet) que a mesma ‘limpe’ o seu IP ou lhe forneça um outro IP ‘limpo”.

Saiba qual o país de um IP neste site http://www.geoiptool.com/.


A Topwebs Soluções em Informática, agradece sua compreensão e colaboração.

Alterações aos Termos de POLÍTICA DE EMAILS

A Topwebs Soluções em Informática, reserva o direito de alterar suas políticas a qualquer momento sem aviso prévio. Você está de pleno acordo, concorda com todos os itens aqui pré estabelecidos.

Clientes que possuem contratos assinados fisicamente, devem estar de acordo com todos os termos aqui presentes que estejam ausentes em seu contrato, qualquer termo que constar no contrato físico terá validade superior aos termos aqui presente e terão sua validade autentica. Qualquer termo ausente no contrato que esteja presente aqui, está válido as normas informadas aqui. Esta mesma informação está disponível nos contratos físicos afim de evitar mal compreendimento.

Estes termos foram revisados, atualizados em Fevereiro/2017.